top of page

Quem somos

Missão Principal: Contribuir para a construção de uma rede de relações, que promova o resgate da cidadania e o direito da vida digna da população em situação de rua.

Eixos de Atuação

  • Promoção dos Direitos Humanos

  • Comunicação, Educação e Cultura

  • Articulação social


História

Em 1989, Arlindo Dias (SVD), Lenir Albuquerque e Alderon Costa propuseram a criação de um serviço que atendesse a população de rua, de modo que criaram um Centro de Documentação e Comunicação dos Marginalizados (CDCM) que inicialmente era localizado na torre da igreja do Bom Jesus do Brás.
Em 1990 a Rede Rua assina o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), para tanto, toma como empréstimo a pessoa jurídica do Centro Social Parque Fernanda.
Em 1998 o CDCM é reformulado e tem alguns projetos desmembrados. A partir daí, surge como entidade civil o nome de Associação Rede Rua que foca, neste momento, prioritariamente, nos trabalhos de comunicação e assessoria. Cria-se, portanto, uma ideia de rede para evocar aos trabalhos de pequenos grupos, interligados de alguma maneira, em busca de uma sociedade diferente.

O primeiro projeto desenvolvido pela Rede Rua foi o jornal O Trecheiro – Notícias do Povo da Rua. Em sua trajetória, o jornal procurou desempenhar seu papel de denúncia das inúmeras situações de exclusão e violência vividas pelas pessoas em situação de rua. Como instrumento a favor desta população e por ela reconhecido.
A Rede Rua durante os anos desenvolveu projetos de atendimento direto a população de rua e segue nas ações junto ao povo da rua.


“A rua não é lugar para morar, muito menos para morrer…”

bottom of page