Chapelaria Social

Chapelaria Social

A Chapelaria Social é um espaço de convivência para a população em situação de rua. Seu nome é inspirado no projeto inicial desenvolvido no espaço de bagageiro para guarda de pertences de pessoas em situação de rua, que com o decorrer do tempo vem expandindo suas atuações. 

Localizada na região do Brás, a Chapelaria visa apoiar as pessoas no enfrentamento as necessidades básicas de sobrevivência da população em situação de rua.

 

Para isso realizamos:

– Oferta de 100 armários para guardas de pertences pessoais. Onde os conviventes cadastrados podem utilizar do espaço do armário, para guardar roupas, calçados, documentos e objetos de afeto pessoal. 

– Oferta de 30 banhos semanais. O projeto oferece o serviço de banho para aqueles que não estão acolhidos em nenhum serviço da cidade. É ofertado um kit de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova de dente, desodorante, absorvente, prestobarba) e toalhas de banho para cada participante, garantindo assim seu cuidado pessoal, melhorando sua autoestima. 

 – Oferta de 10 lavagem de roupas semanais. O projeto oferta o serviço de lavagem de roupas para os conviventes cadastrados. O processo é feito em conjunto com um orientador socioeducativo, o projeto oferta o sabão e amaciante. Um aspecto importante a ser destacado é que além da lavagem das roupas é realizado a secagem das roupas, processo que para quem não tem uma casa é fundamental. 

– Bazar de roupas de distribuição de cobertores. Semanalmente é realizado um bazar solidário, onde cada convivente da casa pode obter uma troca de roupa e um calçado quando há disponibilidade deles. O bazar é mantido com doações da sociedade, a população de rua na sua maioria é homem, o que dificulta a ação, uma vez que as doações são realizadas na sua maior parte por mulheres. 

– Alimentação: Os atendimentos são iniciados com um cafezinho e sempre que há disponibilidade o projeto oferta o almoço para os atendidos. 

– Atendimento técnico com Serviço Social. Temos uma equipe técnica que apoia os conviventes com encaminhamentos, orientações e acompanhamentos de processos. A equipe elabora e monitora também atividades de socioeducativas, como: oficinas de artesanato visando a geração de renda, oficinas de empregabilidade, rodas de conversa, terapias integrativas e outras atividades que promovam a convivência, apoio e suporte para a retomada da autonomia.

 

E aí gostou? Quem nos ajudar?  Precisamos de: Voluntários, doações de sabonetes, desodorantes, pastas de dente, escova de dentes, prestobarba, absorventes, alimentação, roupas masculinas, cobertores, sabão em pó, materiais de limpeza no geral e muito amor e compromisso, este trabalho só é possível porque tem a rede de solidariedade presente nas ações! Para saber mais, entre em contato. 

 

Endereço: Rua Campos Sales nº 88, Brás – São Paulo – SP, CEP: 03041-090 

Contato: chapelaria.social@gmail.com, Telefone: (11) 2384-1812